Aviso importante: O Caminho de Mateus precisou encerrar em 2024 suas atividades junto aos alunos.

Seguimos confiantes de que esse impulso apenas descansa para germinar em tempos futuros com força nova.

Tecelagem

Oficina terapêutica

Antes de qualquer atividade é preciso parar, respirar e conscientizar que a tarefa a seguir será feita pelas mãos, fazemos isso massageando as próprias mãos com uma gota de óleo de lavanda, que além de acordar esses músculos e receptores nervosos, acalma e concentra a todos.

Todos os instrumentos necessários são separados e colocados sobre a mesa: tesouras, agulhas, fita métrica, réguas, esquadros, lápis, moldes e tantos outros que podem ser úteis para o trabalho que será desenvolvido. Os materiais são guardados sempre nos mesmos lugares e com acesso fácil para que os alunos possam organizá-los de maneira autônoma.

O próximo passo é a organização dos materiais o que faz parte do proposto para cada aluno ou turma (tecidos, fios de lã, lã cardada, linhas, malhas), cada um deles tem sua textura, temperatura, forma e resistência, o desenvolvimento do sentido do tato é amplamente trabalhado.

O projeto terapêutico é o plano de atividade elaborado com objetivo de trabalhar com as limitações e dificuldades dos alunos, ora para desenvolver novas habilidades, ora para desafiar as frustrações e deficiências, ajudando a lidar com sentimentos e dores. Se queremos que um indivíduo com musculatura rígida, pensamentos fixos e fala repetitiva, por exemplo, fique mais leve em seus pensamentos e mais fluido em seus movimentos, o colocamos em contato com a lã cardada umedecida em água morna e propomos fazer um tecido de feltro. O oposto também pode ser trabalhado tecendo um tecido com fios de lã em um tear, dando forma e estrutura à indivíduos com falta de concentração, pensamentos confusos e falta de tônus muscular. Estes são apenas dois exemplos hipotéticos de muitos projetos terapêuticos que podem ser criados para tantos conjuntos de sintomas apresentados pelos alunos.

O produto deste trabalho com as mãos, que pode durar um dia ou meses para ser finalizado, pertence ao aluno que o faz, pois o objetivo sempre é o processo e não o produto deste trabalho. Se há a possibilidade de produzir em número maior e se o aluno entender o que significar vender seu produto, isso pode acontecer em eventos que o Caminho de Mateus promove e/ou participa durante o ano.
Cor laranja para cima
““Olhos atentos, boca fechada, mão trabalhando. Agulha e navete seguem o comando. Bordado, trançado, tecido… Que lindo! Um trabalho das minhas mãos vai surgindo.””