Tecelagem

Oficina terapêutica

Antes de qualquer atividade é preciso parar, respirar e conscientizar que a tarefa a seguir será feita pelas mãos, fazemos isso massageando as próprias mãos com uma gota de óleo de lavanda, que além de acordar esses músculos e receptores nervosos, acalma e concentra a todos.

Todos os instrumentos necessários são separados e colocados sobre a mesa: tesouras, agulhas, fita métrica, réguas, esquadros, lápis, moldes e tantos outros que podem ser uteis para o trabalho que será desenvolvido. Os materiais são guardados sempre nos mesmos lugares e com acesso fácil para que os alunos possam organiza-los de maneira autônoma.

O próximo passo é a organização dos materiais o que faz parte do proposto para cada aluno ou turma (tecidos, fios de lã, lã cardada, linhas, malhas), cada um deles tem sua textura, temperatura, forma e resistência, o desenvolvimento do sentido do tato é amplamente trabalhado.

O projeto terapêutico é o plano de atividade elaborado com objetivo de trabalhar com as limitações e dificuldades dos alunos, ora para desenvolver novas habilidades, ora para desafiar as frustrações e deficiências, ajudando a lidar com sentimentos e dores. Se queremos que um indivíduo com musculatura rígida, pensamentos fixos e fala repetitiva, por exemplo, fique mais leve em seus pensamentos e mais fluido em seus movimentos, o colocamos em contato com a lã cardada umedecida em água morna e propomos fazer um tecido de feltro. O oposto também pode ser trabalhado tecendo um tecido com fios de lã em um tear, dando forma e estrutura à indivíduos com falta de concentração, pensamentos confusos e falta de tonos muscular. Estes são apenas dois exemplos hipotéticos de muitos projetos terapêuticos que podem ser criados para tantos conjuntos de sintomas apresentados pelos alunos.

O produto deste trabalho com as mãos, que pode durar um dia ou meses para ser finalizado, pertence ao aluno que o faz, pois o objetivo sempre é o processo e não o produto deste trabalho. Se há a possibilidade de produzir em número maior e se o aluno entender o que significar vender seu produto, isso pode acontecer em eventos que Caminho de Mateus promove e/ou participa durante o ano.
Cor laranja para cima
““Olhos atentos, boca fechada, mão trabalhando. Agulha e navete seguem o comando. Bordado, trançado, tecido… Que lindo! Um trabalho das minhas mãos vai surgindo.””