Padaria

Oficina terapêutica

Nesta oficina os alunos entram em contato com a transformação de ingredientes em alimento através das próprias mãos. Entendem a importância dos preparativos: lavar as mãos, colocar a touca e o avental, a higiene ao preparar o alimento para o outro é primordial.

Antes de colocar a mão na massa é preciso separa os ingredientes para não esquecer de nada, trabalhando neste momento a autonomia dentro da cozinha, conhecendo o nome dos ingredientes e dos utensílios, sabendo onde cada um é guardado e como são utilizados. Memória e organização são alguns dos objetivos nesta fase do processo.

Aprendem a função de cada ingrediente e percebem a importância das medidas e quantidades certas, manuseiam medidores como xícaras, copos, colheres e balança percebendo as diferentes texturas, pesos e temperaturas.

Quando as mãos se sujam o processo de transformação vai começando, enfrentar a responsabilidade de unir os ingredientes e devagar dar ordem ao caos dentro da bacia. Conquistar a massa homogênea e com força dominar a massa, o trabalho com a coordenação motora é intenso, mas aos poucos os movimentos vão ficando firmes e precisos.

Os produtos desse processo (pães e biscoitos) são consumidos pelos próprios alunos todos os dias nos lanches da manhã e da tarde, pequenas encomendas são aceitas semanalmente e eventualmente quantidades maiores são feitas para vendermos em feiras e eventos.
c_matheus_fotos2018_2759
Cor laranja para cima
““Tudo na medida água, fermento e farinha. Devagar e sem parar, Mãos e forno bem quentinhos Para a massa Em pão transformar”.”