Marcenaria

Oficina terapêutica

O ambiente da marcenaria sempre limpo e organizado mostra ao grupo que o trabalho ai realizado não está só no projeto com a madeira, começa e termina no cuidado com as ferramentas, na limpeza das bancadas e do chão, para amanhã tudo estar em prontidão.

O avental protege a roupa, a posição das pernas e dos braços protege o marceneiro, a cera protege a madeira. Na marcenaria é transmitido aos alunos que trabalhar com cuidado, atenção e responsabilidade são primordiais para segurança de todos.

A medida da força dá forma a madeira, o bom uso das ferramentas transforma o cansaço em ritmo, a paciência e capricho preenchem o trabalhar de satisfação. Qualidades dos materiais e ferramentas são trabalhados, assim, como as qualidades humanas, sentimentos individuais e coletivos são discutidos em grupo.

A beleza e utilidade do que é produzido são considerados prioridade, os jovens e adultos com necessidades especiais precisam que suas ações sejam dignas de qualquer ser humano com a mesmo idade e que o resultado do seu esforço seja admirado e desejado por outros.
Oficina de marcenaria
Cor laranja para cima
““A minha própria imagem vai traçar, régua e esquadro vão alinhar. Gentilmente, para lá e para cá, o serrote ritmo ao movimento vai dar. Arranca sem maldade o que sobra da cavidade, a goiva para essa atividade do macete vai precisar. Tira dando a curva, a grosa,, ora fina ora grossa arranca sem dó, a força que é minha a forma que precisar. Por último corre a fixa, cada canto, cada curva. Quanto menor mais grossa, quanto mais fina mais alisa. Entre o serrote, a goiva e a morsa a madeira ganha forma e função.””