Jardinagem

Oficina terapêutica

A oficina de jardinagem é um contínuo de aprendizagem e cuidados, não se quer nela ensinar uma técnica, se quer ensinar a importância dos cuidados contínuos e da responsabilidade com um ser vivo.

O contato com a terra nem sempre é uma tarefa fácil, sua textura e temperatura não agrada à todos, uma aproximação lenta e progressiva às vezes é necessário para criar intimidade e coragem com esse forte elemento, percebendo os diferentes tipos de solo e como prepará-los para receber sementes e mudas.

Trabalhamos com canteiros no chão onde há mais volume de terra e espaço para usar ferramentas grandes como pás e enxadas e cultivar plantas maiores com raízes mais profundas. Para hortaliças são utilizados canteiros altos para facilitar o manuseio e os cuidados diários que essas plantas requerem. E ainda vasos menores com flores ornamentais dispostas em diferentes alturas para variar a postura ao rega-los diariamente.

O cuidado com as ferramentas desde a utilização correta, a limpeza e a maneira certa de guardá-las, cultiva bons e respeitosos hábitos. Percebem também que cuidar do jardim é mantê-lo limpo, por isso diariamente se recolhe as folhas secas e varre o pátio.

Estudamos botânica e fitoterapia, pois cada planta tem sua forma e função. Buscamos entender qual o tipo de solo, quantidades de rega e luminosidade cada espécie precisa para se desenvolver e como podemos usá-las na alimentação ou na saúde, tudo isso é escrito em placas feitas pelos próprios alunos e colocadas pelo jardim.
Jardinagem – oficina terapêutica
Cor laranja para cima
“Da semente ao broto, foi muito amor e dedicação. Água, luz e atenção, Senão a planta, não cresce, não.”