Culinária

Oficina terapêutica

Nesta oficina os alunos que frequentam em tempo integral têm a missão de produzir o próprio almoço. Começando com a preparação de si mesmo, prendendo os cabelos, colocando touca, avental e lavando as mãos, percebendo assim a forma humana que têm e que com ela podem transformar o mundo em alimento. São conduzidos a perceber quais produtos são do reino mineral, vegetal e animal, confirmando sua própria identidade humana diante deles.
Tem como objetivo a formação de hábitos alimentares saudáveis, desenvolver habilidades manuais com os alimentos, como: cortar, moer, amassar, descascar.
Texturas, formas, cheiros e sabores são descobertos todos os dias, assim como os nomes e funções dos ingredientes. São apresentados noções dos grupos de alimentos e de alimentação saudável e funcional.

O planejamento e organização dos utensílios são fundamentais para o sucesso do almoço, aprendem a aplicar a força e movimentos certos para cada ação. Percebem que a quantidade de comida deve ser feita para alimentar a todos presentes na refeição.

Após o preparo dos alimentos os alunos registram as receitas, trabalhando a memória, leitura, escrita, quantidades e tiram suas conclusões sobre o sabor do que prepararam.
Cor laranja para cima
““Abençoada seja a nossa cozinha, pelos poderes do Ar, do Fogo, da Terra e da Água. Que esteja aquecida pela Luz Sagrada Divina E tudo o que for feito aqui Traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém Com amor, paz, sabedoria e magia Estando sempre aqui e agora””