Aviso importante: O Caminho de Mateus precisou encerrar em 2024 suas atividades junto aos alunos.

Seguimos confiantes de que esse impulso apenas descansa para germinar em tempos futuros com força nova.

Argila

Atividade terapêutica

“Da terra o material,
da cabeça uma ideia,
do coração um sentimento,
da alma uma vida,
das mãos muito movimento.
As mãos sujas vão modelar,
uma forma no barro vão dar.”

Modelar a argila começa em dominar o material através do controle dos próprios movimentos. Saber o quanto de força, a velocidade dos movimentos, a direção dos dedos, o balanço do corpo. Habilidades que treinamos através de exercícios com a argila e só depois de descobrir essas possibilidades é que as formas no barro vão surgindo.

Primeiro é preciso observar o mundo ao seu redor, as plantas, os animais, os objetos, as formas que o mundo tem, tudo são retas e curvas combinadas lado a lado, criando incontáveis possibilidades de forma e função.

Esta é uma atividade de terapia artística bastante sensorial, usamos a visão e a fala para descrever o que vemos, usamos o toque para entender a forma das coisas e depois modelar o barro, a temperatura e textura da argila são bastante particulares e difíceis de serem compreendidas.

Por fim transformar o barro em objeto com utilidade é o grande objetivo da modelagem, entender o que os primeiros seres humanos descobriram e como foi aperfeiçoado ao longo da nossa história. Modelar copos, cumbucas, pratos e poder usá-los.
Cor laranja para cima